Encontro com a Presidente Interina da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul GOB/RJ,
cunhada Suzana Maria Ramos de Sá, no dia 11 de junho de 2012, na Loja Maçônica Octacílio Camará.

 

                                                          MENSAGEM DA PRESIDENTE
                                                                       FRAFEM GOB/RJ

Prezadas cunhadas e sobrinhas,



“Que nós sejamos a mudança que

queremos ver na sociedade” ( M. Gandhi)





Assumi, interinamente, no dia 08 de março a Presidência da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul/RJ. Mas, desde novembro do ano passado, tenho sempreque possível, acompanhado o meu marido nas suas visitas às Lojas em diversos municípios, procurando nessas ocasiões conhecer o trabalho realizado pelas mulheres em cada uma delas.

Diante da grande diversidade encontrada –Loja com trabalho efetivo feminino já implantado há 40 anos, lojas com seu Departamento Feminino, Clubes das Acácias, Fraternidades organizadas e infelizmente Lojas sem nenhuma participação das mulheres –neste nosso primeiro contato gostaria de convidá-las para uma reflexão sobre a presença e a participação das esposas e filhas de Maçons nas Lojas.

É inegável a nossa valorização como instrumento de integração e fortalecimento da família, mas, precisamos ir além desse papel. Precisamos buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento social. Precisamos ganhar novos espaços, ter uma participação mais ativa como agentes transformadores. Precisamos encontrar em nossas cidades espaços de atuação, principalmente na área social.

Entendo que tudo isso podemos exercitar dentro de cada Loja, conquistando o apoio do Venerável e o de nossos maridos, criando um espaço aberto a todas essas questões, através dos Departamentos Femininos, Clubes das Acácias, Fraternidades Femininas, etc. …

Sou da geração que lutou, vivenciou e presenciou a ascensão da mulher e é com o mesmo esforço e determinação que nos permitiu tão grandes conquistas que me junto a vocês, para realizarmos um trabalho feminino dentro da Maçonaria à altura da participação da Mulher no mundo do Século XXI.

Um grande e fraternal abraço,



Suzana Maria Ramos de Sá

PRESDENTE INTERINA DA FRATERNIDADE FEMININA-RJ


 

©2009 Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Luz do Universo | by TNB